16 de agosto de 2009


paranóia científica:


escrever no mínimo 10 páginas e no máximo 30 em menos de uma semana.
escrever com rigor.
suportar o molde do corpo sob a cadeira giratória velha.

ler o mais rápido possível, compreender mais em menos tempo.
ler sem compreender - entender com os sentidos.
usar a abstração dos sentidos, em todo caso, se não houver mais tempo.

tornar claro. ler o obscuro.
não perder o afeto enquanto comtabiliza feitos científicos sobre um assunto transgressor e sensível.



[A Pintura Encarnada (1985) é a primeira obra de fôlego de Didi-Huberman. Além da noção de 'sintoma' cunhada por Hubert Damisch em Teoria da Nuvem, esta obra de Didi-Huberman já introduz uma série de conceitos importantes para a sua reflexão posterior. Por exemplo, é introduzido aqui o conceito de 'pan' – algo que poderia ser traduzido como 'pano' ou 'tecido' – espécie de 'delírio da pele na ordem do sentido pictórico' que o autor busca conceituar, inaugurando as suas preocupações com uma espécie de ‘sentido tátil’ que integraria a visão, mas sem chegar a realizar-se plenamente como sentido tátil.*

* "O sentido tátil, conforme Aristóteles, é ao mesmo tempo aquilo sem o que a visão não pode acontecer e aquilo que constitui o eschaton da visão, seu limite – mas também por esta mesma razão, fantasticamente seu telos: tocar seria como a visée (obsessão ou fobia) da visão” (DIDI-HUBERMAN.1985: 11)]

José Costa D’Assunção Barros:
http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/artigos/volume004_artigo001.pdf



_adoraria ler a teoria da nuvem. se me descesse como algodão.

_adoro o delírio da pele na ordem do sentido pictórico. adoro qualquer delírio e toda sensorialidade quando o corpo parece ter que ceder a divisão do topo com o resto.

_perguntem ao meu cóccis.



2 comentários:

Castores disse...

sobre a definição no fim da página:
para que "performer e artista visal" se também poeta?

incrivel como a mancha da beterraba pode ser um "sentido tátil que integra a visão".

pra mim, voyer, a absorção desse terroso roxo pelo algodão não chega a "realizar-se plenamente como sentido tátil".

mas realiza-se.

como texto de mestranda que, para além dos efadonhos ad infinitum, faz-se com poética.

ana reis disse...

querido cast,
é fato q a gente acaba cortando partes pra caber no espaço limitado das definições. nunca fui muito bem em ser sintética mas enfim, fica no fim da página o começo de tantas outras coisas como uma pista pra algum lugar.

e fico com o terroso roxo da sua palavra roçando na minha boca enquanto repito seu texto numa espiral ad infin i tum.