12 de setembro de 2010

dez anos silenciados e a cidade caminhando sobre seu nome

Rondon Pacheco (Uberlândia, 31 de julho de 1919) é um político brasileiro.

Foi governador de Minas Gerais, de 15 de março de 1971 a 15 de março de 1975, tendo sido eleito de forma indireta, conforme a Constituição de 1967/1969 e o AI-2.

Umas das principais Avenidas da cidade brasileira e mineira - Uberlândia - MG, recebeu o nome do governador, (Avenida Governador Rondon Pacheco), mais falada como: Avenida Rondon Pacheco.

Foi o responsável pela profunda transformação gerada no estado com a implantação da Fiat Automóveis S.A. na década de 70. Antes de tomar posse, visitou Giovanni Agnelli, presidente da Fiat, em Turim, dando início a negociações que culminaram com a assinatura, em 14 de março de 1973, do "Acordo de Comunhão de Interesses para a implantação de uma indústria automobilística em Betim, Minas Gerais". O primeiro presidente da empresa foi o engenheiro Adolfo Neves Martins da Costa.

Três anos depois, a 9 de julho de 1976, a fábrica era inaugurada, com a presença de Agnelli e do então presidente brasileiro, Ernesto Geisel. A Fiat brasileira é hoje (2008) lider de mercado no Brasil, maior indústria de Minas Gerais e maior fábrica da Fiat em todo o mundo.

Foi presidente da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), um dos dois únicos partidos existentes na Ditadura Militar no Brasil, um tempo de estagnação politica e grandes revoltas populares. Houve a existência de muitos partidos, porém na ilegalidade, se limitando apenas em panfletos e manifestações seguida de grandes torturas e prisões políticas; um crescimento na região, de fato, ocorreu, porém foi às custas de um silêncio temoroso.

Rondon Pacheco tem 89 anos (2008), vive em Uberlândia-MG e atualmente é conselheiro do BDMG - Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rondon_Pacheco


Nenhum comentário: