21 de novembro de 2010

performance: corpo, política e tecnologia



O projeto Performance: corpo, política e tecnologia, contemplado com o patrocínio do Programa CULTURA E PENSAMENTO 2009-2010, é realizado pelo Ministério da Cultura, pela FAPEX e Associação da Casa Ruy Barbosa, com patrocínio da Petrobrás e que conta com a parceria dos Ministérios da Educação, SESC-SP, RNP e TVE Bahia. Organizado e curado por Maria Beatriz de Medeiros (Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos), tendo como instituições consorciadas a Universidade de Brasília e a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, realizará debate-encontros nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro de 2010, com 25 convidados nacionais e internacionais.

O debate-encontro “Performance: corpo, política e tecnologia” visa discutir a linguagem artística performance enquanto campo híbrido da arte contemporânea: corpo, coletivo, cidade e tecnologia, com o objetivo de gerar material videográfico e bibliográfico, bem como disponibilizá-los gratuitamente para o grande público.

Os debates presenciais acontecerão durante o mês de novembro de 2010 em Brasília e envolverá artistas e pensadores atuantes em Aracaju-SE, Brasília-DF, Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Salvador-BA, Argentina/Espanha, Pennsylvania e Nova Iork(EUA). Haverá a transmissão ao vivo via internet de palestrantes localizados em New York(EUA), Salvador (BA), Floriánopolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

O público-alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, artistas, professores pesquisadores e, para as performances, o público das ruas de cada cidade. Todos os debates e performances terão transmissão ao vivo pela rede internet disponibilizados neste site. A programação se divide em debates presenciais e telepresenciais que ocorrerão no Teatro Dulcina de Moraes, no CONIC; na Universidade de Brasília com Workshops ministrados por Lílian Amaral e Lúcio Agra no IdA/VIS; Mostra de vídeo, no Teatro Dulcina de Moraes, CONIC; Apresentação de performances artísticas presenciais e transmitidas online CONIC e proximidades; Lançamento das publicações dos artistas convidados pelo evento no Café Savana da 116 NORTE e festa de encerramento do evento no Balaio Café da 201 NORTE. O evento é aberto e gratuito.

O proponente, o Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos - GPCI, reconhecido CNPq desde 1994, efetua reflexões e práticas relacionadas à performance e pensa a presença das tecnologias digitais frente a um corpo que, jogado na cidade, se re-dimensiona (diversos artigos e livros publicados, entre eles Tempo e performance e Espaço e performance, ambos publicados em 2007 pela Universidade de Brasília). Maria Beatriz de Medeiros possui experiência em organização de eventos, foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2003-2005, e conseqüentemente organizou os encontros nacionais destes anos. Também apoiou a organização dos eventos 6º, 7º e 8º e 9° encontros #ART (Arte e tecnologia) do PPG-Arte, UnB.


...........................................................................


participo da mostra de vídeos com:
ensaio sobre o muro e trajeto com beterrabas

Mostra de vídeos performance: corpo, política e tecnologia

Nenhum comentário: